Afinal o que é NFC-e?

A sigla NFC-e significa Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica, a NFC será umas das substitutas para o famoso cupom fiscal que é emitido através de uma impressora fiscal (ECF) quando se faz uma compra no mercado, uma compra na farmácia e ate mesmo ao pagar um almoço e etc.

O intuito da NFC-e é informatizar a emissão do cupom fiscal efetuando a comunicação com a SEFAZ para cada venda, dessa forma registrando cada venda que poderá ser consultada posteriormente pelo cliente. Com esse novo procedimento o cupom fiscal será extinto dando lugar ao novo documento chamado DANFE NFC-e (fig1).

NFC-e (Nota fiscal consumidor eletrônica)
NFC-e (Nota fiscal consumidor eletrônica) (fig1)

O DANFE terá um visual completamente diferente e talvez assuste alguns dos consumidores. Isso se deve ao fato dos itens não estarem mais discriminados no documento, tendo apenas um resumo com o valor total e quantidade de itens. Para consultar os detalhes será necessário ler o código QR Code (item A) através de um smartphone ou acessar o site da SEFAZ através de um computador e informar a chave de acesso. A impressão do DANFE  será opcional e o cliente poderá apenas informar um endereço de e-mail para que a DANFE seja enviada, economizando assim o papel e contribuindo com o meio ambiente.

A NFC-e já está sendo utilizada por algumas empresas piloto, mas somente será introduzida no mercado a partir de janeiro de 2014, sendo que a obrigatoriedade será imposta por etapas de acordo com as regras impostas por cada estado.

Apesar da NFC-e ser um padrão robusto criado para atender todo o Brasil, a decisão de adotá-la será competência de cada estado, que poderá criar a sua própria solução para a transmissão da Nota Fiscal do Consumidor – eletrônica.

Por exemplo: o estado de SP também irá adotar o padrão SAT CF-e , mas os detalhes dessa tecnologia ficam para um próximo post.

E você, já está preparado para a NFC-e?

Para conhecer a nossa solução de Nota Fiscal ao Consumidor – eletrônica, acesse aqui.

Fontes: http://www.nfe.fazenda.gov.br, http://www.fazenda.sp.gov.br/sat/

FacebookTwitterGoogle+

2 comentários em “Afinal o que é NFC-e?

  1. Só uma correção.. A NFC-e é emitida por um software frente de loja e é impresso em uma impressora NÃO FISCAL. Para ser impresso por uma impressora fiscal, há um procedimento a ser feito, se não me engano, chama-se remanufaturamento e é um processo que muitas vezes não vale a pena devido ao preço a ser pago pelo mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 7 = dois

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>