Ao Criar Seu E-commerce: Foco no Usuário!

Em se tratando de desenvolvimento de websites de Lojas Virtuais, muito se fala sobre o uso de tecnologias de ponta, recursos avançados e as mais diversas funcionalidades. Mas o que deve ser prioritariamente explorado quando se está planejando este workflow é a experiência que seu usuário terá.

Usabilidade para sua Loja Virtual

Usabilidade para seu E-commerce

É necessário que se tenha com clareza que o objetivo de uma Loja Virtual é vender. E para que isso ocorra, seu e-consumidor deve vivenciar uma fluidez que o leve a concluir sua compra quase de maneira intuitiva.

Para que você consiga então, definir qual será o fluxo de sua Loja Virtual, bem como seu layout ideal, você precisa conhecer muito bem seu público: qual a expectativa que seus e-consumidores tem ao entrarem em sua loja? Muito provavelmente, se você realizar uma pesquisa junto a este público encontrará respostas como: encontrar facilmente o produto desejado, navegar sem dificuldades entre um conteúdo limpo e organizado e facilidade no fechamento da compra.

Torna-se fundamental aqui o conceito de USABILIDADE. Definida didaticamente como a capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficáciaeficiência e satisfação, na prática ela vai definir a experiência do usuário de comprar em seu E-commerce e determinar se ele retornará.

Tenha foco no usuário

Foco no usuário!

Recentemente, esta linha tem evoluído em direção ao UX (User Experience), conceito muito mais abrangente que considera diversos fatores intrínsecos e extrínsecos ao usuário, de modo que o ciclo de compra em um e-commerce seja inteiramente mapeado junto a seus usuários: suas percepções, desejos, facilidades e limitações são avaliadas em todos os níveis de relacionamento, desde o primeiro contato com a interface do website, até o pós-venda e sua avaliação do produto adquirido. Com base neste mapeamento, os rumos do projeto são determinados.

Em resumo: o usuário está no centro da concepção de um projeto de Loja Virtual.

Fazendo uso de técnicas específicas ou não, tenha em mente que um usuário não precisa de muitas razões para abandonar sua Loja Virtual e buscar o produto desejado no site de seu concorrente. Por isso, garanta com que ele não encontre nenhuma dificuldade em concluir sua compra.

Lembre-se que atrair internautas é relativamente fácil. Difícil é mantê-los em seu site e fazer com que tais visitas se convertam em vendas.

Até a próxima!

Conheça nossa solução em Loja Virtual… E-commerce da PWI

Share

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2017 BLOG – PWI Sistemas e Web Design - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio

Share