Aparecer na primeira página do Google… O sonho de todos os negócios!

Bom, nós vimos que no decorrer do tempo da internet as buscas se tornaram o principal responsável pelas visitas em sites (lógico que temos outros meios de trazer pessoas para um site: Campanhas, anúncios, liquidações, e-mail marketing, etc). Mas, no dia a dia “normal” de um site os novos visitantes vêm através das buscas… Seja pelas buscas orgânicas, seja através de links patrocinados.

aparecer na primeira página do Google é sinônimo de um negócio de sucesso

 

Um site bem posicionado nas buscas do Google é quase que sinônimo de um negócio bem sucedido!

Quem está na primeira posição do Google tem uma posição privilegiada. Os segundos e terceiros lugares também… Do quarto ao décimo também atraem bastantes visitantes. Mas, cair na segunda página de resultados já não traz um retorno tão favorável… Confira a diferença no número de visitas recebidas por sites em diferentes posições da primeira página na ilustração abaixo. Repare que da primeira para a terceira posição o número cai praticamente à metade.

Obs.: Para montar a ilustração abaixo eu realizei uma busca específica no Google, que mostrasse clientes meus na primeira, segunda e terceira posições dos resultados, e dos quais eu tenho acesso aos relatórios do analytics. Foram realizados dois filtros:

- Entrada no site através de buscas orgânicas

- Página de entrada igual à exibida nos resultados do Google

Não coloquei maiores informações para manter as informações dos clientes em sigilo.

Aparecer na primeira página do Google - diferença na visitação do site. Serviço de Otimização de Sites

 

Mas ajudar um site a chegar na primeira página do Google e mantê-lo lá não é nada fácil. Nós estamos falando aqui de buscadores que trabalham continuamente para conseguir entender o conteúdo dos sites e o comportamento dos internautas.

Os buscadores nunca contam o que exatamente estão fazendo e como seus programas estão sendo alterados. Eles costumam dar pistas, falando sobre o que consideram ideal em termos de navegação (tempo de carregamento da página, acessibilidade, layout adequado aos dispositivos utilizado pelo internauta). Falam também sobre o que consideram incrível em termos de conteúdo dos sites – com textos atualizados e únicos, notícias, autores que dominam a área sobre a qual estão falando.

Mas nenhum deles conta a fórmula para deixar um site em primeiro, segundo ou terceiro lugares nos resultados de busca.

É fácil imaginar o porquê desse sigilo, não?

Se eu quero ter o melhor buscador, trabalho exaustivamente para isso, não vou contar aos concorrentes a minha fórmula, certo? Isso acontece em todos os ramos de negócios!

Mas a questão é que os buscadores também estão constantemente mudando seus programas (os algoritmos de seus programas) para evitar que profissionais de divulgação manipulem os resultados de busca, utilizando de artimanhas para conquistar os primeiros lugares e trazer mais visitantes para seu site. Isso porque para os buscadores atuais manterem seus usuários eles precisam oferecer os melhores resultados. Mas eles não exibiriam os melhores resultados se, de alguma forma, os sites fossem manipulados para atrair visitantes preocupando-se pouco com seu conteúdo (o que deixaria o internauta descontente).

Uma vez descontente… Outra… Várias vezes descontente com os resultados que lhe foram apresentados pelos buscadores, o internauta procuraria um outro buscador que lhe oferecesse resultados melhores. É a lei do mercado.

A Google se propôs a oferecer sempre a melhor experiência aos internautas.

Desenvolveu um layout clean, sem distrações, sem banners… Uma página extremamente simples e rápida. Os resultados, na maioria das vezes, correspondem ao que os internautas estão procurando… Assim, a Google rapidamente se tornou o melhor buscador da internet, e vem se mantendo nessa posição desde seu início.

Clique na primeira imagem para ver as alterações da tela inicial do Google desde seu início no Brasil, em 2002.

Mas não é só isso… Uma empresa gigantesca que fatura bilhões de dólares com publicidade precisa trabalhar constantemente para melhorar seu programa. O programa sofre várias modificações em um só dia. Eventualmente eles anunciam uma grande mudança, que é quando os profissionais de web-marketing começam a se descabelar… Essas mudanças maiores costumam remexer em resultados que já estão mais ou menos estabelecidos. Sites que costumavam ocupar a primeira posição por anos, de repente, caem para a segunda página de resultados!

Nossa… É um Deus nos acuda!

Isso nunca aconteceu comigo, de um cliente cair de uma hora para outra, mas estou cansada de ver casos assim. Em fóruns, revistas, e outros meios especializados só o que se fala é sobre a mudança… E vai tempo até conseguirmos entender um pouco dessa movimentação dos resultados, e mais ainda, para conseguir tirar conclusões do que deve ser feito dali pra frente.

É… Não é fácil não!

Daqui a umas 2 ou 3 semanas vou começar a falar sobre essas grandes mudanças corridas nos algoritmos do Google que, como em uma operação secreta da polícia federal, recebem apelidos: Panda, Penguim, etc…

Na semana que vem vamos falar um pouco mais sobre esse domínio que a Google tem na internet, os serviços oferecidos e o que está em jogo quando juntamos todos esses serviços:

O tal do BIG DATA… Já ouviu falar?

Então, te espero aqui sexta-feira que vem. Tenha uma grande semana!!!

Cadastre-se no blog para receber notificações das atualizações…

E, ah, deixe suas dúvidas e comentários aqui em baixo!

 

Otimização de sites, Links Patrocinados, Midias Sociais. Divulgação de sites na Internet

FacebookTwitterGoogle+

Heloisa Gaspar

Analista de SEO como profissão; Motociclista por opção!

3 comentários em “Aparecer na primeira página do Google… O sonho de todos os negócios!

  1. Eu Estou na Segunda Pagina do Google com uma Determinada Palavra-chave.
    Quase não Recebo Visitas, será que isso é normal ? Ter mais ou menos duas visitas por dia ?

    Obrigado !

    1. Oi Daniel. Primeiro precisamos saber para qual termo você quer rankear. Se é um termo muito concorrido, obviamente precisa ser feito um trabalho de otimização no site, ou pelo menos anúncios no Google ou outras mídias.
      Quanto a receber 2 visitas por dia… Já vi sites receberem menos! e certamente você não está conquistando novos clientes com seu site.
      Se tiver interesse em uma análise mais aprofundada e saber as possibilidades de melhorar sua captação de clientes e seu relacionamento com eles, entre no site de nossa agência (www.pwiwebstudio.com.br ), conheça nossos serviços e entre em contato e conversaremos especificamente sobre seu site, ok?

  2. ola boa noite!! concordo com tudo isso,eu mesmo criei meu blog muito simples de serviços de pinturas tem pagina que esta em 3 4 5 mas muitas palavras Chávez esta em primeira isso e muito gostoso minhas noite de sono não foi em vão,vale lembrar e um serviço sem fim constante todo dia ganhei primeiras posições em semanas ,um formula inicial trabalho publicado muito 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


2 + = quatro

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>