Mobile (smartphones e tablets) – Seu site está preparado?

Na semana passada o Google começou a enviar avisos aos proprietários de sites que não são amigáveis às plataformas mobile.

 

Seu site está preparado para smartphones?

 

Criação de site mobile. Sites responsivos podem ser acessados em todos os dispositivos. Exemplos de telas

 

Eu já percebo um movimento nos resultados das buscas há um tempo. Todas as mudanças maiores que sofreram os algoritmos do Google buscam melhorar a experiência do usuário, dando preferência a sites mais rápidos, sites com constante atualização e conteúdo, sites com urls amigáveis, etc.

Agora, sites que possuem conta na central de webmaster estão recebendo esses avisos para que revejam as construções da sua estrutura para permitir que sejam acessados de qualquer plataforma.

 

Mas isso não significa que o Google esteja penalizando sites que não são mobile. Simplesmente esses sites, mesmo que bem posicionados para buscas realizadas em computadores desktop (ou notebooks) começarão a perder posições quando as buscas forem realizadas a partir de dispositivos móveis. O fato de ser um site amigável para celulares, smartphones e tablets deverá ser um importante fator de ranqueamento.

 

Mas porque o Google está fazendo essa alteração de algoritmo?

 

Em sua página, na central de webmasters, o Google explica que o objetivo de seu site de buscas é fornecer informações relevantes aos seus usuários. Por esse motivo, querem garantir uma experiência pós-clique rápida e eficiente.

Site responsivo. Um site preparado para ser acessado em todos os dispositivos melhora a experiência do usuário. Relatório de visitação

 

Pesquisas mostram que atualmente cerca de 50% de usuários da internet utilizam dispositivos móveis. Desses, cerca de 10 a 15% (no Brasil) realizam compras ou utilizam seus dispositivos para comparar preços entre lojas. Fora isso, um usuário está conectado a vários dispositivos ao mesmo tempo (assistir televisão e usar o celular, por exemplo).

Como o número de usuários de dispositivos móveis está crescendo rapidamente em todo o mundo a facilidade de navegação e visualização das páginas deve estar adequada para esses dispositivos.

Assim, alguns pontos carecem de atenção:

– O conteúdo precisa se redimensionar para acesso partindo de qualquer plataforma

– O conteúdo precisa ser redistribuído de maneira que o usuário não precise rolar a página horizontalmente nem usar o movimento de pinça para diminuir a tela e ver todo o conteúdo

– Alterações no menu do site, que precisa assumir uma forma diferente para navegação em celulares (menus em formato de dropdown, por exemplo)

– Imagens precisam ser redimensionadas para não prejudicar ou tornar lento o carregamento da página

– As fontes não podem ser diminuídas proporcionalmente ao redimensionamento da página, pois a leitura fica impraticável.

– Ações partindo de elementos de toque (como o botão de ligar com um clique para entrar em contato ou ícone de carta para abrir o programa de envio de e-mails já com o endereço de destinatário preenchido)

Bom, esses são somente alguns pontos que chamam mais a atenção quando usamos o celular para acessar um site que não é amigável ao mobile.

 

E também tem outro detalhe… Quando o usuário com um celular entra em seu site que não está preparado para dispositivos móveis a tendência não é ele ficar fazendo “ginásticas” para entender seu conteúdo. Provavelmente ele vai sair do site e procurar algum concorrente que possua suas páginas bem dispostas, com conteúdo bem distribuído, texto claro e em tamanho adequado, etc…

Você já deve ter navegado em sites que não são responsivos ou não possuem uma área mobile. É muito chato, não é?!

Uma boa opção para construção de sites é utilizar um layout responsivo, que se adapta a qualquer dispositivo. Para ver como funciona, acesse www.andarilhar.com e vá alterando (estreitando e esticando) a tela do navegador. Repare como o conteúdo vai se adaptando aos diferentes tamanhos de tela.

Site para celular e smartphone. análise do Google para o site www.andarilhar.com

 

Então, porque esperar?

Acesse o endereço abaixo para ver se seu site está preparado para mobile.

https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/

 

Se você tem seu site cadastrado nas ferramentas de webmasters, então acesse o menu lateral, na opção tráfego de pesquisa – Clique em FACILIDADE DE USO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS – e veja o relatório. Veja a imagem abaixo.

Central de Webmasters do Google. Relatóriode análise de site que não está preparado para celulares e tablets

 

 

Se você precisar de ajuda para esta mudança, acessar nosso site e solicite seu orçamento!

A PWI, com mais de 25 anos de mercado, conta com profissionais muito experientes e trabalha com as melhores tecnologias para ajuda-lo a alavancar seus negócios!

Otimização de sites, Links Patrocinados, Midias Sociais. Divulgação de sites na Internet

 

FacebookTwitterGoogle+

Heloisa Gaspar

Analista de SEO como profissão; Motociclista por opção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


7 − = cinco

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>