Glossário do comércio eletrônico: entenda os principais termos

Com certeza você, leitor, já passou por alguma situação em que conversou com um médico e saiu do consultório com algumas dúvidas sobre sua saúde por não ter entendido tudo o que ele falou. Também já tentou ler um artigo mas a presença de alguns termos técnicos dificultou ou mesmo impediu o seu entendimento do mesmo. Não menos comum, você, lojista, deve se deparar com algumas palavras relacionadas ao mundo do comércio eletrônico, com as quais não tem intimidade e, com isso, pode perder algumas informações importantes.

Glossário do E-commerce

Glossário do Comércio Eletrônico

A sensação de perder parte da informação pelo simples desconhecimento de termos técnicos é, de fato, frustrante, mas tende a diminuir com a experiência neste determinado segmento. Pelo outro lado, quem tenta transmitir alguma informação tem que ter clareza e objetividade em sua linguagem: de nada adianta falar ou escrever bonito sem ser entendido.

Preparamos abaixo, um glossário com 35 termos com os quais você pode se deparar no mundo do comércio eletrônico. Se procura por alguma palavra ou expressão que ainda não encontrou, por favor, mande-nos sua dúvida por e-mail ou na forma de comentário neste post, teremos prazer em elucida-la!

Glossário do comércio eletrônico

1. AdWords:  É o principal serviço de publicidade do Google que utiliza o sistema de Publicidade por Custo por Clique. Os anúncios do AdWords são exibidos juntamente com os resultados de pesquisa no Google.
2. B2B: (Business to Business) – Refere-se a transações de negócios realizadas somente entre empresas.
3. B2C: (Business to Consumer) – Refere-se à venda de produtos feita diretamente para o consumidor.
4. Back Office: módulo gerencial que permite a completa administração da Loja Virtual, do cadastro do cliente, ao workflow de vendas e controle de estoque. Normalmente, é utilizado um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), melhor detalhado à frente.
5. BI: Business Intelligence, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
6. Busca Orgânica: São os resultados naturais de um mecanismo de busca, ou seja, aqueles não-pagos.
7. Charge Back: Refere-se ao cancelamento de uma compra efetuada com cartão de crédito ou débito em uma loja virtual, normalmente, devido ao não reconhecimento da compra por parte do titular do cartão (por fraude). Desta maneira, o comerciante entrega o produto, mas não recebe o valor correspondente.
8. Cookie: Arquivo que fica armazenado no computador do usuário e guarda todas as informações importantes sobre sua navegação e sites visitados.
9. Cross Selling: Ou Venda cruzada, é uma técnica de marketing em que o lojista oferece a seus clientes produtos complementares àqueles que já foram ou que estejam sendo adquiridos.
10.ERP: Enterprise Resource Planning, é o software que integra todos os dados e processos referentes a uma empresa em um único sistema de informação, promovendo com isso, a adequada gestão empresarial.
11. Facilitador de Pagamento: Sistemas intermediadores de pagamento que permitem o vínculo direto de uma loja virtual às mais diversas bandeiras e formas de pagamento.
12. Gateway de Pagamento: Sistema responsável pela comunicação entre uma loja virtual e as operadoras de pagamento que (deverão ser contratadas à parte através de uma credenciadora ou diretamente com bancos) responsáveis pela plataforma de recebimento de valores referentes às vendas.
13. Google Analytics: Ferramenta gratuita que oferece análise e estatísticas avançadas para acompanhamento de visitas e conversões de sua Loja Virtual.
14. Home Page: É a primeira e mais importante página de um site.
15. Keyword: Palavra-chave para utilização em um sistema de busca.
16. Layout Responsivo: layout de website que se ajusta automaticamente ao tamanho da tela do dispositivo pelo qual está sendo visualizado (celular, tablet, notebook, pc, etc.).
17. Login: Identificação de um usuário na rede solicitada por alguns sites para acesso ou ações restritas. O login é formado pela senha do usuário e uma identificação que pode ser nome de usuário, e-mail, CPF, etc.
18. Logout: Ação realizada para sair de uma página na qual o usuário tenha digitado seu login (conjunto de senha e identificação).
19. M-commerce: Loja virtual acessada por algum dispositivo mobile.
20. Newsletter: Notícias e informativos enviadas para um grupo de e-mail pré-selecionado, normalmente, para clientes que tenham manifestado interesse em receber tais e-mails.
21. Page Views: Número total de vezes que uma página é visualizada pelos Internautas.
22. Saas: Software as a Service, maneira de comercializar um software, caracterizando-o como serviço, onde o cliente paga uma taxa mensal para utilização do mesmo e o fornecedor se responsabiliza por toda estrutura necessária à disponibilização do sistema.
23. Servidor Internet : Equipamento (hardware) que hospeda as páginas de um site e distribui as informações solicitadas para os computadores ligados à rede. Existem empresas especializadas na prestação deste serviço.
24. Sessões: Interações entre usuários e sites com duração pré-determinada. Diferente de Visitas, a sessão dura em média de 20 a 30 minutos em cada site e, dentro deste período, se o usuário sair e entrar novamente no website, ele não será reconhecido como novo visitante.
25. Spam: Envio não autorizado de e-mails (normalmente em grandes quantidades) com qualquer tipo de conteúdo.
26.SEO: Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que visam otimizar a imagem de um website frente aos principais sites de busca, tornando-o mais facilmente encontrado em motores de buscas orgânicas.
27. SSL: Secure Sockets Layer (em português: Camada de Conexão Segura), são protocolos criptográficos que oferecem segurança à comunicação na Internet para serviços como e-mail (SMTP), navegação por páginas (HTTP) e outros tipos de transferência de dados.
28. Taxa de Conversão: Resultado da divisão do número de conversões (no comércio eletrônico uma conversão = um pedido efetuado) pelo número de visitas em um mesmo período.
29. Teste AB: Estratégia de testes através da qual uma amostra de referência (A) é comparada a uma ou mais amostras distintas (B), a fim de se mensurar os indicadores desejados que tenham melhores resultados.
30. Tráfego: Quantidade de pessoas que trafegam/visitam determinado site.
31. Up Selling: Estratégia de marketing em que o lojista oferece um produto ou serviço superior ou em maior quantidade àquele que está sendo originalmente adquirido.
32. URL: Conjunto de caracteres usados para identificar um endereço único de página de internet.
33. Usuário: Também conhecido como “visitante único”, é representado por seu IP – número de identificação de cada computador) registrado sempre quando o mesmo acessa um endereço de algum website, desde que em sessões diferentes. Sinônimo de Visitante único.
34. Visitante único: Usuário (representado por seu IP – número de identificação de cada computador) registrado sempre quando o mesmo acessa um endereço de algum website, desde que em sessões diferentes. Sinônimo de usuário.
35. Web Site: Conjunto de página eletrônicas reunidas em um só endereço.

 

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Até a próxima!

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Uma resposta para “Glossário do comércio eletrônico: entenda os principais termos”

  1. Com todas as informações obtidas aqui sei que estarei mais preparado para o que foi dedicado no curso.

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