O que é algoritmo e o que tem a ver com o Google?

Algoritmo é uma sequência lógica de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.

Normalmente encontramos esse termo ligado a programas de computador, que nada mais são do que “ordens dadas para que a máquina execute uma determinada tarefa”. Para que você consiga visualizar melhor uma sequência de instruções, coloco aqui o exemplo de um diagrama muito conhecido por trabalhadores e estudantes.

O que é um algoritmo? Como funciona o algoritmo do Google?
Exemplo meramente ilustrativo

 

Veja que existe um problema que precisa ser resolvido e a cada passo existem duas ou mais possibilidades. Um bom algoritmo prevê todas as possibilidades e busca soluções para cada uma delas. Neste exemplo, utilizei uma piada, e bem simples. Mas os programas de computadores executam funções bem mais complexas e em frações de segundos.

Agora pense: se você fosse a Google e estivesse desenvolvendo um programa que conseguisse visitar todos os sites e guardar as informações que eles contém, para poder mostra-las aos internautas quando procuram por alguma informação…

Como funciona o Google. Aparecer na primeria página do Google
Exemplo meramente ilustrativo

 

Colocando em palavras:

– Um site avisa ao Google de sua existência (via Central de Webmasters)

– O Googleboot (programa rastreador) recebe a ordem para visitar o site

– Rastreia todo o conteúdo do site

– indexa todo o conteúdo, inclusive os links encontrados

– Google envia informações para o banco de dados d site visitado

– Google visita os sites que estão nos links

– Programa de indexação através de sua programação, vai contabilizar e classificar os sites conforme sua relevância (de acordo com as indicações – links – e com o conteúdo)

– Informações indexadas são armazenadas no banco de dados

– A cada consulta realizada, programa busca no banco as informações e sites mais relevantes (conforme sua classificação) e devolve os resultados para o internauta.

Neste exemplo estariam envolvidos vários programas (novamente insisto – isso é um exemplo meramente ilustrativo). Cada um desses programas seguiria uma lógica de programação para executar as tarefas.

 

Então temos que o buscador Google nada mais é do que um sistema de programas que seguem determinadas ordens para conseguir executar uma tarefa: Ele precisa conhecer os sites, armazenar as informações e entrega-las aos internautas que realizam suas buscas da forma que seja mais significativa.

O que torna o Google tão especial é a maneira como armazena e entrega resultados bem relevantes em frações de segundos.

Para a classificação dos sites (o que acontece a cada consulta feita) levando-se em conta o comportamento e interesse (histórico) de cada internauta, os programas do Google realizam milhares de cálculos que irão determinar a ordem em que cada um dos resultados é exibido ao internauta.

Aparecer na primeira página do Google. Exemplo de tela de resultados do google

Como já falei anteriormente (veja no post Aparecer na primeira página do Google), nós, profissionais que trabalhamos com SEO, estamos sempre atentos à forma como os resultados são apresentados e, juntamente com algumas dicas passadas pela equipe do Google, vamos acertando nossas estratégias de otimização de sites buscando um posicionamento melhor para nossos clientes.

Ao mesmo tempo, o Google vai realizando alterações em seus algoritmos para tentar frear qualquer tentativa de manipulação dos resultados. A cada dia acontecem muitas alterações pequenas. Mas, eventualmente, o Google lança algumas alterações mais radicais e dão uma chacoalhada na forma como os resultados vinham sendo exibidos. Alguns sites caem de posição, alguns são punidos e outros sobem de posição.

Falarei sobre as últimas grandes mudanças ocorridas no algoritmo do Google e o que elas envolveram na próxima semana.

Fique ligado. Inscreva-se em nosso site e curta nossa página no Facebook.

Ficou com alguma dúvida ou quer acrescentar alguma informação… Deixe seu comentário abaixo!

 

Otimização de sites, Links Patrocinados, Midias Sociais. Divulgação de sites na Internet

FacebookTwitterGoogle+

Heloisa Gaspar

Analista de SEO como profissão; Motociclista por opção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


5 × nove =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>