O que é gestão de estoque?

Gestão e controle de estoque é o processo que compreende desde a escolha do tipo de estoque que sua empresa vai trabalhar e a forma de organizá-lo até o inventário que deve ser feito periodicamente.

Em um mercado competitivo como o atual, manter estoques que consigam atender as necessidades da empresa sem comprometer recursos desnecessariamente é um desafio que pode significar um diferencial de atendimento frente aos concorrentes.

O estoque pode ser formado para ter reserva de produtos, para poder à demanda de consumidores por um determinado período, para manter a produção funcionando sem interrupções ou para garantir preços melhores. Todas essas razões são válidas e devem ser observadas na hora de projetar seu estoque.

Mas é importante ter sempre em mente que itens em estoque estão mais sujeitos a furtos (até mesmo por funcionários), quebra, obsolescência ou perda do prazo de validade.

Inicialmente é necessário definir a localização do estoque e as melhores práticas de estocagem visando minimizar as perdas por mau acondicionamento.

Gestão de estoque. Locais de armazenagem. sistema PDV

 

Definir os produtos e suas quantidades mínima e máxima que se deve trabalhar para cada item.

Muito importante, para a programação dos recursos financeiros que estão sendo investidos no estoque é saber quais os itens de maior rotatividade e também os que oferecem maiores lucros.

A periodicidade é outro fator que deve ser bem observado quando as compras de reposição de estoque são realizadas: diariamente, semanalmente, mensalmente?

Na busca das empresas por obter vantagens competitivas em relação aos concorrentes, atender os consumidores no momento e na quantidade desejados é fator decisivo para o sucesso – e isto só é possível com um controle rigoroso de estoque.

A eficiência da gestão materiais e produtos armazenados está intimamente relacionada à administração geral dos negócios: caso contrário, o desempenho econômico pode ser afetado, comprometendo o lucro e prejudicando o atendimento ao cliente. O plano de vendas é outra área importante que está ligada ao estoque, e é interessante que mesmo o planejamento de marketing se baseie no setor: um depósito repleto de produtos sem giro, por exemplo, precisa da formulação de ofertas atraentes para acelerar as vendas.

FacebookTwitterGoogle+

Heloisa Gaspar

Analista de SEO como profissão; Motociclista por opção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 + três =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>