Quer ter um E-commerce e Não sabe Por Onde Começar?

PARTE II: ESCOLHA DA PLATAFORMA

 

O investimento na plataforma
A escolha da plataforma

No primeiro post desta série falamos um pouco sobre o planejamento de seu negócio. Partiremos então à implementação da Loja Virtual e para isto, vamos fazer algumas considerações sobre uma das decisões mais importantes de seu projeto: a escolha de sua plataforma.
A criticidade desta escolha merece atenção especial uma vez que todo o funcionamento de seu E-commerce se apoiará nas funcionalidades suportadas pela plataforma contratada. Ter em mente o crescimento que almeja em sua Loja Virtual é fundamental para evitar uma mudança de plataforma no meio do caminho, implicando assim, em um processo bastante oneroso e traumático para sua loja.
Mas quais são os tipos de plataformas existentes no mercado? E quais os fatores devem ser levados em consideração para que você não erre em sua escolha?

Quando falamos em desenvolvimento de um e-commerce, são muitas as opções que saltam à nossa frente, utilizando-se das mais variadas propostas: desde as ditas lojas virtuais gratuitas até aquelas totalmente personalizadas e com altas taxas mensais para manutenção.

As plataformas oferecidas incluem:

  • Aluguel de plataforma: ideal para pequenos negócios que estejam ainda em fase inicial, as plataformas alugadas propõem o modelo Saas – Software as a Service, onde a empresa contratada se encarrega de todas as questões técnicas, desde o desenvolvimento do próprio site, até questões secundárias como a contratação da hospedagem, banco de dados, formas de pagamento, etc. Taxas mensais cobradas pelo aluguel normalmente estão relacionadas ao tráfego recebido pelo website e incluem sua manutenção e garantia de seu funcionamento. A desvantagem deste modelo consiste no fato de o lojista estar totalmente amarrado às condições e funcionalidades impostas pelo modelo contratado.
  • Venda de licença de uso: semelhante ao modelo de aluguel sem, no entanto, a cobrança de mensalidades. Nesta proposta, tal qual no aluguel de plataforma, os códigos-fontes do website são de propriedade do fornecedor. Qualquer demanda de manutenção e/ou suporte será cobrado à parte, o que pode sair bem caro ao lojista.
  • Plataformas Open Source: plataformas de código aberto, disponíveis gratuitamente na Internet. Apesar da gratuidade do código, dependerá da contratação de uma segunda empresa que seja especializada na implantação desta plataforma.
  • Aquisição de código fonte: desenvolvimento totalmente personalizado de loja virtual, onde o lojista torna-se proprietário de toda a codificação de seu website. Qualquer suporte técnico e manutenção de serviços ficam a critério do próprio lojista e do profissional que será contratado. A contratação de serviços secundários deverá ser feita pelo lojista.

Mas, apesar de todas estas opções, há uma decisão que deverá influenciar conclusivamente na escolha da plataforma: como deverá operar sua loja virtual em sua retaguarda?

Como parte do planejamento estratégico, você deve ter traçado as metas para seu negócio. E certamente, o crescimento dele está em seus planos. Para tanto, começar sua loja virtual com uma plataforma que opera sem um sistema de back office pode significar limitações gerenciais futuras. Ter um sistema de gestão agregado ao seu e-commerce permite o crescimento escalonável de seu negócio e representa uma grande vantagem competitiva.

O funcionamento de seu E-commerce
O funcionamento de seu E-commerce

Alguns outros detalhes devem ainda lhe balizar em sua decisão: a plataforma escolhida oferece ferramentas de SEO (search engine optimization)? O fornecedor escolhido tem alguma tradição de mercado? Conhece outros cases deste mesmo fornecedor? Como é a manutenção cobrada e qual sua cobertura? Qual a flexibilidade da plataforma escolhida para novos desenvolvimentos ou integrações?
Como vimos, a escolha da plataforma deve ser feita com muita base e cautela, sempre se apoiando no planejamento de sua Loja Virtual. Não tenha pressa nesta decisão pois dela dependerão muitos outros fatores que podem representar seu sucesso.

A Pwi Store oferece soluções para sua loja virtual de todos os tamanhos e para todos os tipos de investimentos. Com o ERP Volpe operando na retaguarda, a PWI Store pode crescer junto com seu negócio de maneira segura e estável.

Na terceira e última parte desta série, falaremos sobre outras contratações que deverão ser feitas antes de seu e-commerce ser inaugurado. Não perca… Até lá!

FacebookTwitterGoogle+

Paula Paschoalique

Coordenadora de implantação de E-commerces da PWI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× 3 = vinte sete

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>