Quer ter um E-commerce e Não sabe Por Onde Começar?

PARTE III: Contratações adicionais e finalizações

Dando sequência à série de posts sobre como começar seu e-commerce, falaremos a respeito de alguns serviços que podem ser obrigatórios ou recomendados para a implantação de sua Loja Virtual.

Contratações adicionais para seu E-commerce
Contratações adicionais para seu E-commerce

Se você optou por uma plataforma alugada, provavelmente não terá a preocupação com serviços essenciais como hospedagem para seu website e banco de dados, pois a empresa fornecedora, em muitos casos, já inclui estes serviços – terceirizados ou não – em seu pacote. Caso contrário, contratar tais serviços deverá ser sua primeira tarefa. Os planos disponíveis variam de pacotes básicos, onde você não gastará mais que R$30,00 por mês e terá acesso a um plano mínimo de hospedagem e um banco de dados em versão gratuita, a pacotes mais robustos com serviços de Cloud Server dedicados e bancos de dados com espaço ilimitado.

Essencial também antes da inauguração de sua Loja Virtual, a contratação de uma plataforma de recebimento dos pagamentos de suas vendas deve ser balizada pela expectativa de conversões. E neste quesito, há uma certa dificuldade em se diferenciar os serviços oferecidos por este mercado: temos os facilitadores (intermediadores) de pagamento e os gateways de pagamento.

Os intermediadores ou facilitadores, como o próprio nome diz, são produtos de fácil instalação e que oferecem uma gama de serviços mais ampla a seus clientes, incluindo a segurança e a garantia de recebimento tanto do produto comprado pelo cliente, quanto do dinheiro recebido pela venda por parte do lojista. As mais diversas formas de pagamento já estão inclusas no momento da contratação, pela qual o lojista não paga nada.

Tanta facilidade no entanto, tem um preço: apesar de não cobrarem taxa de adesão e/ou mensalidades, os percentuais sobre as vendas giram na casa dos 7%, o que, em um universo grande de vendas, pode significar uma quantia significativa.

Já os gateways de pagamento tem seus processos de integração um tanto mais trabalhosos e onerosos quando à primeira vista. O gateway faz apenas a comunicação entre sua loja e as operadoras de pagamento que deverão ser contratadas à parte através de uma credenciadora ou diretamente com bancos. Para os gateways de pagamento, o lojista deverá pagar uma mensalidade proporcional ao número de transações que ocorrerem na loja mas, apesar da desvantagem desta taxa mensal, em um grande volume de vendas o lojista desviará uma parte menor de sua receita aos meios de pagamento.

Antes que se inaugure a Loja Virtual devemos ainda planejar como serão os fretes que levarão seus produtos até seus clientes. A contratação de uma transportadora, seja ela de uma empresa pública ou privada, afetará diretamente a confiabilidade de suas entregas e quanto seus clientes pagarão por sua compra. Portanto, muita atenção nesta escolha, ela pode ser determinante para o sucesso de seu E-commerce.

Para finalizar, abro parênteses para alguns serviços que podem não ser essenciais a sua loja virtual, mas poderão impactar positivamente no crescimento de seu negócio: análise de risco de suas vendas de modo a evitar fraudes, selos de segurança, ambientes seguros, serviços de SEO (Search Engine Optimization) e gerenciamento em mídias sociais são exemplos do quão vasto pode ser este universo em sua infinidade de opções.

A expansão de sua Loja Virtual
A expansão de sua Loja Virtual

E aqui, minha dica é simples: comece com o básico e “sinta” o mercado antes de fazer grandes investimentos. Por mais que você tenha feito um excelente planejamento, esteja preparado para mudanças de rumo para as quais o mercado pode direcioná-lo. Encare que novas demandas surgirão junto com seu crescimento e ter a flexibilidade para correspondê-las é característica fundamental para um empresário de sucesso.

Mãos à obra! Lembrando que a PWI Sistemas tem soluções de todos os tamanhos para seu E-commerce. VENHA NOS CONHECER!

FacebookTwitterGoogle+

Paula Paschoalique

Coordenadora de implantação de E-commerces da PWI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


3 + = onze

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>