Alertas do Google: Estão falando do seu site?

É sempre bom a gente saber o que estão falando sobre nós, não é mesmo?

Essa tarefa não é nada fácil se pensarmos em um grupo de conhecidos… Imagine quando falamos em um grupo muito maior – a internet!

Bom, o Google disponibiliza um serviço gratuito que emite avisos por e-mail cada vez que ele rastreia um novo conteúdo com as palavras-chave cadastradas por nós. Se interessou?

Quer saber o que estão falando sobre sua empresa, sua loja, seus concorrentes? Então preste atenção às dicas a seguir: O Google Alertas é fácil de configurar, de controlar e de configurar.

Utilizo esse recurso para todos os sites que estou trabalhando otimização, para alguns concorrentes e também para nossa empresa – nunca tivemos um problema de reclamação (reclame aqui ou similar), mas não custa monitorar o que falam da empresa… E vou falar, esse recurso é muito útil! Configuro os e-mails com a periodicidade que julgo importante, o tipo de site que quero monitorar e pronto. Os avisos chegam a minha caixa de entrada sem nenhum esforço.

Bom, esses alertas servem para monitorar qualquer assunto que você quiser: informações sobre uma determinada banda, notícias sobre campeonatos, novos sites sobre um determinado conteúdo, lançamento de coleções, menções sobre seu site, conteúdos sobre determinada palavra-chave, etc.

Você não precisa ter uma conta no Google par usar esse serviço.

Passo a passo para cadastrar os alertas do Google:

Acesse a página http://www.google.com.br/alerts

Configurar Alertas do Google

Coloque o termo para o qual você quer receber os alertas. Neste campo, preste bastante atenção aos termos cadastrados. Termos de busca muito genéricos irão trazer tantas notificações que será impossível acompanha-las com a devida atenção. Cadastre termos que sejam realmente importantes.

Um exemplo: se eu quero saber quais sites aparecem linkando para nosso site, preencho o campo com www.pwi.com.br  – desta maneira, cada vez que o Google encontrar esse link em uma página de sites rastreados, ele me enviará uma aviso. Se eu quero saber onde, como e o que as pessoas falam da nossa empresa, cadastro “PASSWORD INTERATIVA SISTEMAS”.

Muitas pessoas referem-se a nós como Password… imagine a quantidade de alertas que eu receberia se tivesse cadastrado somente a palavra password (senha)que é utilizada em todo o mundo!

Uma dica aqui é usar o sinal de subtração  -seguido (e sem espaços) do termo que deseja excluir da sua expressão. Como na barra onde digitamos um termo para realizar a busca, esse campo também permite a exclusão de algum termo. Por exemplo: eu quero monitorar o termo “presentes” (de natal, aniversário, etc) mas quero diminuir os resultados que não são relevantes, então acrescento –reuniões – Brasília (assim elimino os alertas que são relacionadas a reuniões em Brasília, por exemplo, um termo frequentemente utilizado nos jornais). Mas veja, quando eu exclui os termos, também exclui qualquer resultado de ‘Loja de presentes em Brasília” por exemplo. Por esse motivo, pense bem nas ocorrências dos termos que você utilizar, certo?

Exclusão de termos nos Alertas do Google

O próximo passo é selecionar de onde você quer receber avisos: de todos os sites, somente de blogs, de sites de notícias, etc…

Selecione tipo de resultado do alertas Google

Feito isso, você deverá selecionar a frequência com que quer receber os alertas. A menos que sejam notícias ou posts em blogs, que frequentemente atualizam seu conteúdo, eu sugiro que você coloque periodicidade semanal… se forem muitos alertas e estiverem configurados para QUANDO DISPONÍVEL, por exemplo, e for um termo frequente, os e-mails começarão a incomodar.

Quando configurar QUANTOS, você pode selecionar todos os resultados (como quando monitoro as publicações para Password Interativa Sistemas, por exemplo) para receber todos os resultados indexados; ou pode selecionar SOMENTE OS MELHORES RESULTADOS para filtrar os resultados de sites mais relevantes (utilizo essa opção para monitorar as palavras-chave que estou trabalhando nos sites).

Por último, preencha o endereço de e-mail onde quer receber os alertas.

 

Veja como chega um alerta. Este está configurado para a palavra “presentes”. Apesar de ser um termo muito genérico, como tenho vários clientes onde trabalhamos com esse termo, eu recebo diversas notificações.

Como funcionam os alertas do Google

E sempre existe a opção de excluir, editar ou criar novo alerta. Para isso, basta clicar em um desses links que ficam no final da página de alertas.

Como emails do Google Alertas

Gerenciar Alertas do Google

Gostou do post? Teve dúvidas? Utilizou o recurso?

Deixe sua opinião…

Share

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua Professor Carlos Reis, 39 – Pinheiros – São Paulo, SP – Fone: 11 2127-7676 – atendimento@pwi.com.br

Copyright © 2018 PWI - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por: PWI WebStudio
Share