• melhor sistema para gestão de óticas
  • sistema para gerenciamento de óticas

As mídias sociais podem ajudar muito a melhorar as vendas de sua ótica

 

Atrair mais clientes, aprimorar o seu atendimento e destacar-se de seus concorrentes. Como as Mídias Sociais podem te ajudar nessa importante tarefa de divulgação de sua ótica?

 

 

Uso de mídias sociais para divulgação de óticas.

 

As redes sociais estão presentes no dia a dia da maioria dos brasileiros. Elas conectam pessoas e estreitam caminhos para que empresas consigam falar com o seu público. Por isto, cada vez mais elas estão sendo utilizadas pelas óticas como forma de conquistar clientes, sem grandes custos financeiros.

 

Para ter sucesso em qualquer estratégia que sua ótica venha a desenvolver é muito importante conhecer quem é seu público e quais são os diferenciais do seu negócio.

 

Coloco essas questões em primeiro lugar porque você precisa utilizar a mesma linguagem que seus clientes, além de frequentar os mesmos lugares que eles. Aqui estou usando o termo LUGARES para designar os meios digitais onde eles podem ser encontrados.

Por exemplo: Não adianta você utilizar uma linguagem mais “descolada” em seus posts se você oferece em sua ótica modelos mais tradicionais de óculos; assim como também não adianta você frequentar, no Facebook, grupos de dicas de decoração ou de cabeleireiros supondo que lá você encontrará mais mulheres de meia idade (que normalmente acompanham maridos e filhos na hora de comprar óculos) e oferecer em sua ótica um ambiente mais despojado, colorido, tocando música eletrônica…

 

Como usar mídias sociais para divulgação de óticas.

 

Não estou aqui querendo generalizar estilos, mas somente citei exemplos exagerados para que você consiga visualizar a importância de conhecer seu público alvo, aquelas pessoas que vão entrar em sua ótica, curtir o atendimento, realizar compras e retornar para sua próxima compra.

Quando a ótica possui um bom sistema PDV para administração fica mais fácil entender quem são os seus clientes: faixa etária, sexo, frequência de troca de lentes e armações de óculos, local de residência, os modelos que comprou, etc. Você também pode contar com a colaboração do seu time de vendedores para saber quais são as preferências e necessidades de seus clientes, quais as suas maiores dúvidas, como respondem a promoções, etc… para assim poder elaborar posts que sejam um sucesso nas mídias sociais.

 

Mas porque você precisa de tanto empenho para divulgar sua ótica nas mídias sociais? Será realmente necessário fazer esse trabalho? Não adianta somente criar uma página sem ficar publicando um monte de conteúdos?

As respostas aqui são:

Sim – quanto maior o empenho, mais resultados positivos você pode conquistar, seja atraindo clientes para sua ótica, dando maior visibilidade à sua loja, ou estabelecendo um relacionamento mais estreito com seus clientes, ou ainda mostrando sua expertise e se destacando de concorrentes.

Para a segunda pergunta não posso dizer que essas ações sejam necessárias, mas com certeza elas ajudam bastante.

Para a terceira pergunta… Não… Somente criar uma página sem dar muita atenção aos conteúdos, fazendo algumas publicações esporádicas, que não sejam interessantes e não provoquem a interação do público, infelizmente, não adianta! A menos que você queira utilizar a página nas mídias como um website institucional… Dando informações da empresa, colocando fotos de alguns modelos e da loja… Muitas óticas e outros negócios optam por essa opção, mas preciso enfatizar aqui que isso não é divulgar e atrair clientes… Essa opção é mais para economizar com a construção do site e dar algumas informações para facilitar as pessoas a chegarem ao endereço.

 

Como anunciar a ótica no Facebook e Instagram

 

Mas quando perguntam se adianta somente criar uma página sem produzir conteúdo para divulgar a ótica, minha resposta é negativa… As mídias sociais são plataformas gratuitas, relativamente fáceis de utilizar, e que vivem através de aportes financeiros ou de propagandas que são exibidas nos feeds de notícias dos internautas. As empresas pagam para que suas postagens sejam exibidas aos usuários. Simples assim.

Midias como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras, mostram aos usuários os posts que foram impulsionados (o negócio faz um investimento e lances para que seus posts sejam exibidos). Os que não são impulsionados são exibidos para menos de 5% das pessoas que curtiram a página. Mas, se essas poucas pessoas interagirem com o conteúdo (curtirem, marcarem pessoas ou compartilharem o conteúdo – no caso do Facebook) os posts serão visualizados por seus amigos. Se as plataformas perceberem que o conteúdo é relevante e desperta o interesse dos usuários, ela o mostrará para mais pessoas que curtiram a página e para sua rede de amigos… E é assim que a interação cresce “organicamente” (espontaneamente, sem impulsionamento, ou com baixo investimento).

 

Para te ajudar a escolher onde criar páginas para sua ótica, na semana que vem vou trazer um outro post com informações de usuários de mídias sociais: números de usuários por plataforma, sexo, tempo de uso das mídias sociais, etc.

Enquanto isso, para você conhecer um pouco mais sobre como divulgar sua ótica e receber nossas dicas, visite o site https://pwi.com.br/vixenotica/qual-e-o-diferencial-competitivo-da-sua-otica/

 

Aproveite também para se inscrever em nosso blog e receber muitas informações importantes!

 

 

Share

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua Professor Carlos Reis, 39 – Pinheiros – São Paulo, SP – Fone: 11 2127-7676 – atendimento@pwi.com.br

Copyright © 2018 PWI - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por: PWI WebStudio
Share