Como colocar um site no Google

Muitas pessoas perguntam como fazer para colocar seu site no Google. Para facilitar esse processo para quem acabou de criar um site, escrevi este post com as informações necessárias.

Hoje em dia os maiores buscadores da web trabalham com sistema de robôs que rastreiam de tempos em tempos todo o conteúdo disponível nas páginas da web. Mas, se você ainda não avisou ao Google e outros buscadores que seu site existe, eles não terão como adivinhar, certo?

Bom, está na hora de você fazer isso!

Existem basicamente 3 formas de se avisar ao Google que um site novo foi criado (às vezes até mesmo um site antigo que ainda não foi encontrado).

  1. Você pode fazer isso “manualmente” através dos links

http://www.google.com.br/add_url.html (Google)
http://www.bing.com/webmaster/SubmitSitePage.aspx (Bing + Yahoo)

Basta inserir o endereço do seu site no campo URL e no campo Comentários você deverá inserir palavras-chave importantes para seu negócio.

Detalhe: nesta página o Google informa que não dá previsões ou garantias da indexação de seu site. As palavras-chave servem somente como um direcionamento para o Google e não alterará o posicionamento do seu site nos resultados de busca.

  • Outra forma de inserir seu site é através da central de webmasters

www.google.com.br/webmasters (Google)

http://www.bing.com/toolbox/webmaster (Bing + Yahoo)

Nos dois casos você precisará ter uma conta ou criar uma conta nova.

A vantagem de criar conta nas centrais de webmasters é você poder consultar o desempenho do seu site, enviar um sitemap (arquivo com todas as urls do seu site), arquivos robots (indicam aos buscadores quais páginas podem ou não ser indexadas). Essas centrais também são muito úteis pois através delas os buscadores emitem avisos quando alguma coisa no seu site não está bem (malware, por exemplo).

Para inserir os códigos de verificação das centrais você precisará ter acesso ao código fonte de seu site ou senha do painel e controle do provedor para as configurações necessárias.

  • A terceira (e minha preferida) é colocar links em outros sites ou blogs que já estejam indexados.

Gosto mais dessa opção porque colocar um link em um site significa, na internet, uma indicação para seu site. Se eu coloco aqui no blog um link para um site (por exemplo, www.paraty.com.br) significa que estou indicando esse site para quem visita minhas páginas. Essas indicações têm grande importância na hora de classificar quais sites serão mostrados nos resultados de busca. Funciona exatamente como a propaganda boca a boca (Qual fornecedor eu vou procurar primeiro: aquele que vários amigos me indicaram ou aquele que vi num panfleto de rua?).

Vejamos o exemplo abaixo:

O site da PWI (www.pwi.com.br), que já é conhecido pelo Google há muito tempo, está dividido em várias páginas. Esse site costuma receber visitas do Google semanalmente. A cada nova visita o Google segue por todas as páginas conhecidas e verifica as atualizações de conteúdo; ele também segue todos os links que encontra (não necessariamente na mesma hora). Se em uma de nossas páginas existe um link para um outro site, assim que possível o Google  vai visitar esse outro site (siteB.com.br). A partir de então esse site já será conhecido pelo Google e começará a receber visitas independentemente do site da PWI.

O site A, possui um link para o Blog do XX. Os dois já eram conhecidos pelo Google.

Quando o Google (assim como o Bing e outros buscadores que funcionam com robôs) visitou o site B, verificou que ele também tem um link para o blog do XX. Assim aumentam as recomendações para o blog XX – ele cresce (um pouco) em importância.

De alguma forma você entrou em contato com o pessoal do Blog XX e eles colocaram um post sobre seu site, com um link para seu site! Ôba! Agora, quando os buscadores passarem novamente pelo Blog XX eles irão encontrar o link para seu site e, assim que possível, visitarão o seu site (e rastrearão o conteúdo de todas as páginas que estiverem acessíveis através de links internos) – Pronto! Você conseguiu colocar seu site no Google (e com uma indicação!)

Como colocar meu site no google

Assim, conseguir colocar links em sites relevantes vai não só permitir que o Google (e outros buscadores) encontre seu site, mas também já vai valer como uma indicação. Seu site já vai passar na frente de outros tantos que não possuem indicação nenhuma.

Agora, imagine o efeito de você seguir todos os passos acima: inserir a URL através da página do Google, adicionar seu site à Central de webmasters e incluir um sitemap (que indica todas as páginas do site) e ainda mais conseguir a indicação de outros sites para o seu. Beleza! Você tem boas chances de começar a aparecer nos resultados de busca (talvez não nas primeiras páginas da maneira como gostaria, mas está no caminho certo!).

Bom, o posicionamento dos sites nos resultados de busca não é tão simples como coloquei. Não basta uma ou mais indicações: outros pontos são analisados na hora de classificar os resultados de busca… mas essa é uma longa conversa e vai ficar para os próximos posts, ok?

 

Espero ter ajudado… Se você tiver alguma dúvida e eu puder ajudá-lo, poste seu comentário aqui.

Até a próxima!

 

Share

6 respostas para “Como colocar um site no Google”

  1. josé valter disse:

    Já tenho um site. Como colocar créditos para impulsionar as vendas?

    • Olá José Valter!
      Acredito que sua dúvida seja em relação aos anúncios que são exibidos nas buscas, correto?
      Para trabalhar com o Google Adwords você precisará criar uma conta. Eles possuem uma interface bem intuitiva e muitas empresas conseguem criar e administrar suas próprias campanhas. Acesse esta página e vá seguindo os passos indicados por eles. https://ads.google.com/home/
      Caso você veja que precisa de uma empresa para fazer isso por você, pode entrar em contato conosco, ok?
      Abs

  2. Thiago Rods disse:

    Muito bom!!!! Este é um dos primeiros passos para sua site/blog aparecer no Google, e vale ressaltar que após terminado este trabalho, não será o fim, para seu site ter o retorno esperado é sempre bom estar otimizando o site com SEO, fazendo campanhas e sempre colocando um bom conteúdo, interessando ao seu público alvo.

    • Marli disse:

      Muito bom mesmo o post Thiago e sem dúvida é importante otimizar o site com SEO. Quando precisei criar o meu site essa era uma das minhas principais preocupações e também como sou lei em tecnologia precisava de uma plataforma que facilitasse o meu trabalho mas que mantivesse um resultado profissional. Achei o SITE123 e com menos opções no processo de criação facilitaram a minha vida e fizeram com que eu cometesse menos erros.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua Professor Carlos Reis, 39 – Pinheiros – São Paulo, SP – Fone: 11 2127-7676 – atendimento@pwi.com.br

Copyright © 2018 PWI - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por: PWI WebStudio
Share