Desaprovação de links – Novo recurso na central de webmasters do Bing

Vou inaugurar minha participação neste blog falando sobre essa nova ferramenta para otimização de sites.

A central de webmasters do Bing vem implementando algumas funcionalidades bem legais.

Apesar de não vermos tantas menções à central de webmasters do Bing quando as feitas à central do Google, quem trabalha com otimização de sites sabe que sua utilização é também muito necessária.

O Bing introduziu recentemente a utilização de um recurso que permite reprovar links que apontam para seu site. Se você não quer nenhum tipo de associação a uma determinada página, basta usar a ferramenta e avisar ao Bing que você não aprova esse tipo de relacionamento entre seu site e o que possui o link indesejável para seu site.

A construção da reputação de um site na internet acontece através de indicações – links que apontam para seu site. Tal qual uma propaganda boca-a-boca, cada site que coloca um link para seu site na verdade está fazendo uma indicação. É como se dissesse: “Pode ir que o site é legal” ou “Nessa empresa você vai encontrar esses serviços…” ou ainda “Pode comprar nessa loja que é confiável”. Quanto maior a reputação do domínio que indica, melhor para seu site.

Isso se explica facilmente se pensarmos que a indicação de um determinado atleta sobre uma marca de roupas esportivas, por exemplo, tem um peso muito maior do que a de uma pessoa comum. Da mesma forma que a indicação de um medicamento por um médico conceituado tem um peso muito maior do que a de um estudante de medicina que está no segundo ano.

Bom, se os links que apontam para seu site são assim tão importantes, nada mais justo do que mantermos certo controle sobre eles. Se um site, que eu não conheço, e que tenha uma péssima reputação na internet (como envio de spams, por exemplo) por alguma razão coloca um link para meu site, isso pode prejudicar toda a minha reputação, construída com tanto cuidado, não é mesmo? O pior de tudo é que não temos controle sobre os conteúdos de outros sites, nem daqueles que apontam para nosso site.

Um recurso utilizado é escrever para o webmaster e solicitar que retire o link – essa solicitação nem sempre é acatada. Entrar com uma ação judicial? Pode ser, dependendo do tamanho do estrago que o link trouxe para seu negócio.

O fato é que, esse novo recurso disponibilizado pelo Bing nos ajuda nessa tarefa. Com ele nós podemos avisar ao Bing que não aprovamos a relação de determinado site (ou uma página) com o nosso.

Como eles mesmos avisam, não espere mudanças muito dramáticas no rankeamento de seu site ao utilizar a ferramenta, mas com certeza ela ajudará ao Bing a entender melhor sua intenção.

Para utilizar o novo recurso, faça login na central de webmasters do Bing (http://www.bing.com/toolbox/webmaster/) e no menu Configurar meu site clique na opção de Desaprovar links. Você poderá inserir urls de páginas, diretórios ou domínios inteiros.

Central webmasters Bing - desaprovar links

Central webmasters Bing – como acessar o recurso de desaprovar links

Lembre-se: manter o controle sobre o que falam do seu site por aí é um cuidado importante na construção de sua reputação na internet.

Para saber mais sobre o trabalho de web marketing da PWI, acesse nosso site http://pwi.com.br/webmarketing.asp

Share

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua Professor Carlos Reis, 39 – Pinheiros – São Paulo, SP – Fone: 11 2127-7676 – atendimento@pwi.com.br

Copyright © 2018 PWI - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por: PWI WebStudio
Share