EMD Update (exact-match domain). Google atualiza algoritmo para “domínios de correspondência exata”

O Google (buscador) tem nos surpreendido com várias mudanças em seu algoritmo ultimamente. Desde o segundo trimestre de 2012 ele vem colocando essas mudanças em prática e isso tem afetado o desempenho de muitos sites nos resultados de busca.

O fato é que diante de tantas práticas de SEOs visando aparecer na primeira página do Google, muitas empresas desenvolvem seus trabalhos, principalmente, aumentado a “densidade” de palavras-chave nas páginas de maneira indiscriminada: Domínios, titles e descriptions “estufados” de termos e que nem sequer apresentam os conteúdos das páginas adequadamente. Traçado o objetivo de aparecer em primeiro no google, as pessoas se perdem… E a qualidade, onde foi parar?

Vou me abster aqui de colocar exemplos uma vez que poderia expor as empresas em questão.

Se quiserem ver exemplos na prática, basta realizar algumas buscas no Google, Bing ou outros buscadores.

A vida de um SEO expert não é muito fácil… Temos que trabalhar com algo do qual sabemos muito pouco. Obviamente ninguém (entre nós, pobres mortais) tem acesso aos algoritmos do Google. A maior parte das conclusões vem da prática, de análises e estatísticas, muita conversa e informação. A ilustração abaixo (retirada do Search Engine Journal) mostra bem o que estou dizendo.

Será que dá para explicar o algoritmo do Google?

Diante desse fato, precisamos ficar muito atentos a todas as notícias… A última delas é uma mudança que o Google está implementando nestes dias, e que se refere aos domínios utilizados pelos sites.

Como o próprio Matt Cutts, engenheiro chefe da equipe antispam do buscador Google, essa alteração, chamada de EMD Update (exact-match domain) não está relacionada às mudanças recentes promovidas pelo Panda e Penguin.

MattCutts anuncia EMD Update no twitter

A ideia aqui é reduzir a quantidade de sites de baixa qualidade cujos domínios não se referem às empresas, mas sim às palavras-chave que estão sendo trabalhadas para promover os sites.

Vamos ver um exemplo:

Se eu possuo uma empresa de nome ABCDEF e trabalho com bolinhas de gude, posso muito bem registrar um domínio que seja www.bolinhasdegude.com.br e colocar meu conteúdo nas páginas desse site.

Até agora, essas urls têm sido relativamente bem indexadas pelo Google, mas isso tende a mudar com esse EMD update. Pessoalmente, isso me agrada…

Fico bastante incomodada quando entro em um site (que apareceu entre os primeiros resultados) cujo domínio não se refere à empresa. Se não gostei do site e procuro outro, com outro nome e vejo que é da mesma empresa – confesso que me sinto um pouco enganada.

O curioso aqui é ver que uma empresa não está preocupada em apresentar o melhor conteúdo, mas sim em aparecer melhor, mesmo que isso aconteça ao alto custo de ter visitantes insatisfeitos.

Bom, tenho escutado vários relatos dessas insatisfações… E acho que essa mova mudança de algoritmo do Google deve ajudar a diminuir esses domínios “fakes” que têm sido utilizados ultimamente. Pelo menos é o que eu espero!

Ainda não sei dizer quando essas alterações vão atingir as buscas aqui no Brasil, mas é bom ficar de olho! E, melhor, tentar fazer o trabalho de otimização de sites voltado realmente para fornecer uma boa experiência para o internauta!

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