Fechamento de caixa, a conta não está batendo?

Se as contas não estão batendo no final do expediente é sinal que alguma coisa está muito errada!

 

Sistema pdv - Fechamento de caixa

 

Um estabelecimento comercial que tem o objetivo de vender não pode se dar ao luxo de perder dinheiro, certo? Por isso mesmo é que a operação de fechamento de caixa deve ser realizada com seriedade e muito cuidado!

FECHAMENTO DE CAIXA significa verificar se o valor presente no caixa (dinheiro, cheques, comprovantes de operações com cartões, vales, vouchers, etc) confere com todas as movimentações realizadas durante o período em apuração (compra, venda, repasses financeiros e pagamentos) realizadas durante o expediente de trabalho.

 

Para evitar defasagens no fechamento do caixa é necessário que a empresa possua uma metodologia de trabalho, porque quando as falhas no registro das transações financeiras não são sanadas a tempo podem surgir problemas maiores.

Para que a empresa tenha um maior controle de seu fluxo de caixa, além do fechamento do caixa, é importante também ter um registro de todas as movimentações diárias, semanais, mensais e anuais. Para isso, empresas normalmente utilizam sistemas administrativos, que permitem uma rápida visualização de todas as operações. Entretanto, é comum vermos muitos empreendimentos realizando ainda seus controles através de planilhas, o que é válido também (apesar de ser bem mais difícil a gerência do fluxo financeiro).
Sistema PDV. Fechamento de caixa

 

Veja abaixo alguns passos que devem ser seguidos para evitar que o caixa apresente divergências no final do dia.

  • Além da pessoa que vai operar o caixa, é necessário que um outro profissional supervisione as aberturas e fechamentos de caixa
  • Na abertura do caixa é importante deixar reservado ali um valor que servirá para troco para os clientes. Deve ser feita a conferência do valor de abertura. O operador de caixa e o supervisor devem realizar essa tarefa juntos. O ideal é que esse valor seja o mesmo em todos os dias.
  • Durante o dia, faça um controle rigoroso de todas as operações efetuadas: vendas, trocas e devoluções, sangrias (saídas de dinheiro e comprovantes). Para isso, guarde de maneira organizada notas fiscais e comprovantes de vendas realizadas em cartões crédito e débito, tickets e cupons, cheques. Você também deverá ter um modelo de comprovante para ser guardado no caixa onde serão anotadas todas as saídas.
  • Na hora do fechamento, pegue toda a documentação guardada e some os valores, inicialmente por tipo de documento (cartão de crédito, débito, vale, cheque) e depois junte ao valor em dinheiro. Some todos no momento do fechamento.
  • Esse procedimento deverá ser realizado sempre que houver troca de operador e no final de cada dia.
  • E lembre-se – Não deixe nada para depois… Anote e documente tudo na hora!

 

Veja também:

Será que você realmente sabe como seu cliente pensa a respeito das formas de pagamento?

 

Formas de pagamento. O que os clientes preferem?

 

Share

2 respostas para “Fechamento de caixa, a conta não está batendo?”

  1. Jayme disse:

    Em caso fortuito em que o caixa precisa ser fechado repentinamente e assumido por outro operador, podem os valores do primeiro caixa serem guardados lacrados em segurança e devolvidos a ele no dia seguinte e ele fazer esse fechamento posteriormente? Pode-se ainda “juntar” nesse exemplo , dois dias para o fechamento do caixa? Obrigado pelo espaço. Ótimo artigo.

    • Heloisa Gaspar disse:

      Oi Jayme, obrigada por sua participação!
      O sistema não permite abrir o caixa com um novo operador, se o primeiro não tiver feito o fechamento. O sistema foi homologado dessa maneira e não pode, por questões fiscais, ser alterado.
      Mas, para a segunda pergunta, a resposta é sim… Você pode juntar operação de vários dias, desde que não seja feita nova abertura no mesmo terminal. Mas, apesar de poder fazer essa operação, esse não é um procedimento indicado, pois quanto mais rigoroso for o controle das operações, menores as chances de ter prejuízos.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua Professor Carlos Reis, 39 – Pinheiros – São Paulo, SP – Fone: 11 2127-7676 – atendimento@pwi.com.br

Copyright © 2018 PWI - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por: PWI WebStudio
Share