Por que você deve utilizar programas de fidelização na sua loja

 

 

Cartão fidelidade, programa de fidelização… Estamos falando sobre relacionamento com clientes

 

Programa de fidelização de clientes. Sistema PDV

 

Quando buscamos informações sobre fidelização de clientes nós estamos, na verdade, querendo aprimorar o relacionamento que estabelecemos com nossos compradores, ou, como eram chamados antigamente – os nossos fregueses!

Clientes realizando compras em loja antiga. Programa de fidelização de clientes. Sistema PDV

 

 

Com o desenvolvimento das grandes cidades, a concorrência comercial cresceu de maneira exponencial. A correria a que somos submetidos para cumprir nossas obrigações faz com que o tempo para contatos pessoais venham gradativamente diminuindo. Bom, pelo menos é essa a justificativa que as pessoas utilizam para estabelecerem relacionamentos cada vez mais impessoais.

Com isso, as relações comerciais também passaram por transformações e os fregueses passaram a ser clientes, cada vez com menos ligações com os comerciantes.

Estou insistindo no termo freguês porque acho que é justamente isso que as empresas vêm tentando resgatar – um relacionamento mais próximo com seus clientes… Próximo o suficiente para que eles possam confiar e retornar para realizar as próximas compras.

 

O melhor cliente é aquele já temos!

 

Você sabia?

O termo freguês vem desde o antigo império Português e se refere à menor divisão administrativa. No Brasil, com a colonização portuguesa, o termo também era utilizado com o mesmo sentido: as províncias eram divididas em municípios, que por sua vez eram divididos em freguesias, que eram povoações pequenas e sem autonomia política e estavam sob o poder da igreja (nessa época o poder administrativo andava “de mãos dadas” com a igreja).

Freguesia de Monsanto, Portugal. O que é freguesia. Cartão fidelidade. Sistema PDV

Freguesia de Monsanto, em Portugal

 

Nesses pequenos povoados, as pessoas eram todas da mesma freguesia, e utilizavam os mesmos serviços e, quando era o caso, o comércio. Todos eram conhecidos, todos retornavam aos mesmos locais pois esses estabelecimentos eram os que estavam próximos e onde era possível adquirir serviços (como o ferreiro, por exemplo) e mantimentos.

Até hoje o termo freguesia ainda é utilizado em pequenos povoados aqui no Brasil. Muito comum em cidades do interior a existência de vilas distantes, sem autonomia administrativa, mas que possuem um núcleo comercial próprio. Ainda nesses locais as pessoas se conhecem e a concorrência é bastante pequena… Nesses vilarejos, a população ainda é freguesa dos mesmos estabelecimentos.

Logicamente estou dando essa explicação de maneira bem sucinta… Existe muito para explorar sobre esse assunto, mas o importante aqui era mostrar como o conceito de freguesia vem bem ao encontro do que pretendo falar neste artigo.

Quando falamos em fidelização de clientes estamos, na verdade, buscando estabelecer um relacionamento com os clientes, de maneira que eles deixem de considerar os concorrentes, e retornem ao nosso estabelecimento quando precisarem dos serviços ou produtos que comercializamos. Queremos que eles se tornem nossos fregueses!

 

O que é fidelização de clientes?

Fidelização de clientes significa “tornar os clientes fiéis”, ou seja, é o conjunto de ações que uma empresa adota para cativar seus clientes, estimulando-os a retornarem sempre que precisarem dos serviços ou produtos que a empresa oferece.

 

Envio de sms. Exemplo para trabalhar Fidelização de clientes. Sistema PDV

Como fidelizar clientes?

Fidelizar clientes pode ser uma tarefa mais simples do que você está imaginando… Mas para que isso aconteça, são necessários tomar alguns cuidados básicos:

  • Conhecer seus produtos / serviços
  • Conhecer a concorrência
  • Conhecer os valores que são praticados no mercado
  • Promover sempre um bom atendimento
  • Manter o local limpo e organizado
  • Conhecer seu estoque
  • Cuide do relacionamento com seu cliente

Esse último tópico é o que vamos abordar aqui.

“A QUALIDADE É RECORDADA MUITO DEPOIS DE O PREÇO TER SIDO ESQUECIDO.”

 

Nem sempre oferecer os melhores preços significa o retorno do cliente. O cliente vai retornar para o local onde ele se sentiu bem e respeitado, comprou o que precisava, e saiu confiante de que pagou um preço justo pelo que adquiriu. Se essa for a experiência que ele tiver em sua loja, provavelmente ele vai se tornar um freguês.

Mas algumas ações podem ajudar a trazer o cliente de volta…

Se na hora da venda você realizou o cadastro você poderá, por exemplo, enviar um e-mail ou sms no dia do aniversário, pode oferecer um desconto personalizado, pode oferecer algumas vantagens para os clientes mais assíduos!

Você pode ainda atribuir pontos a mais a cada indicação de um novo cliente, ou estabelecer parcerias com outros comerciantes ou prestadores de serviços

 

Exemplo de cartão fidelidade. Programa de fidelização de clientes. Sistema PDV

Essa é uma técnica que vem sendo muito utilizada atualmente, sendo as mais conhecidas os programas de fidelidade das administradoras de cartões de crédito, que oferecem pontos de acordo com a utilização ou pizzarias oferecem uma pizza grátis após a compra da décima.

 

 

 

Contar com um sistema que registre e armazene estas informações, além de fazer a gestão do relacionamento com seu cliente através do CRM facilita e muito a fidelização dos clientes.

 

O que é cartão fidelidade?

O cartão fidelidade é uma função que permite a premiação de clientes através de pontos ou créditos acumulados a cada compra. A premiação é realizada ao cliente através de descontos que podem ser resgatados quando o cliente faz uma nova compra.

Esses cartões podem ser físicos (conter nome, número de cadastro, ou simplesmente selos que são colados a cada compra) ou podem ser virtuais, onde o sistema armazena todos os dados – no caso de possuir um bom sistema que permita o gerenciamento dessas informações, lógico!

 

Exemplo de cartão fidelidade. Programa de fidelização de clientes. Tela de Sistema PDV

 

Nosso sistema PDV Vixen está preparado para te oferecer todas essas funcionalidades e muito mais! Conheça visitando o site https://vixenpdv.pwi.com.br/vixen-news-19-cartao-fidelidade

 

E lembre-se:

“UMA MARCA É SIMPLESMENTE UMA COLEÇÃO DE PERCEPÇÕES NA MENTE DO CONSUMIDOR”. 

 

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