O que é a norma ISO/IEC 17025?

Norma ISO/IEC 17025A ISO/IEC 17025 é uma norma técnica internacional, publicada pela International Organization of Standardization (ISO) em conjunto com a International Electrotechnical Commission (IEC), que rege os sistemas de gestão da qualidade para laboratórios de ensaio e calibração. No Brasil a publicação é feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e a norma ganha o nome ABNT NBR ISO/IEC 17025.

O documento foi desenvolvido com o objetivo de promover a confiança na operação de laboratórios. Além disso, contém requisitos para laboratórios, de modo a permitir que eles demonstrem que operam competentemente e que são capazes de gerar resultados válidos.

A ISO/IEC 17025 estabelece critérios para atestar que laboratórios possuem competência técnica, um sistema da qualidade efetivo e que são capazes de produzir resultados tecnicamente válidos. Lembrando que a norma ISO 9001 por si só não é suficiente para demonstrar a competência do laboratório para produzir resultados tecnicamente válidos.

Por ser uma norma internacional reconhecida pela European Co-operation for Acreditation (EA), estabelece um padrão internacional e único. Com isso os resultados de ensaios podem ser aceitos em outros países.

A ISO/IEC 17025 também evita opiniões divergentes e conflitantes na interpretação e a aplicação dos requisitos.

A norma exige também que o laboratório planeje e implemente ações para abordar riscos e oportunidades, visando aumentar a eficácia do sistema de gestão, alcançar melhores resultados e prevenir efeitos negativos. O laboratório deve escolher e priorizar quais riscos e oportunidades necessitam ser abordados.

Os laboratórios que desejam demonstrar sua competência devem implantar os requisitos da norma e se submeter à auditoria do acreditador. O órgão no Brasil autorizado a dar tal acreditação é o Inmetro, através da Coordenação Geral de Acreditação – CGCRE.

A implantação da NBR 17025 e a manutenção da acreditação exigem um aprimoramento no gerenciamento dos processos. Desta forma a utilização de uma ferramenta como o LIMS (Laboratory Information Management System) para centralizar as informações e otimizar os processos é fundamental para garantir o sucesso neste desafio. O planejamento da implantação deve considerar todos os aspectos técnicos e humanos, exigindo treinamentos e adaptação cultural e comportamental de todos os envolvidos.

A importância da acreditação do laboratório pode ser sentida em várias áreas. No aspecto comercial, o laboratório estará apto a ser contratado pelos mais exigentes critérios de capacidade, podendo gerar um aumento de vendas e até um valor mais elevado para a emissão de relatórios de ensaio e certificados de calibração. No aspecto operacional, uma maior eficiência nos processos, a eliminação do retrabalho e a melhor capacitação técnica melhoram a produtividade do laboratório. No aspecto técnico, o ganho na confiabilidade dos resultados obtidos e a redução de erros geram um aumento da confiabilidade no mercado nacional e internacional, tornando-se um diferencial competitivo.

A procura por uma excelência na qualidade é um fator fundamental na atividade laboratorial, e a norma NBR ISO/IEC 17025 indica o caminho mais adequado para atingir a estes objetivos.

 

Conheça o Labway-LIMS

Share

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua Professor Carlos Reis, 39 – Pinheiros – São Paulo, SP – Fone: 11 2127-7676 – atendimento@pwi.com.br

Copyright © 2018 PWI - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por: PWI WebStudio
Share