Computação em nuvem… Uma dúvida nebulosa!

 

Computação em nuvem não tem nada a ver com céu nem com flutuar no ar…

Quando falamos em armazenamento em nuvem na verdade estamos nos referindo a algo que, apesar de estar fora do alcance dos olhos, ainda assim é uma coisa real, apesar de não sabermos dizer com precisão onde e como estão guardadas.

O que é armazenamento em nuvem

Todos os seus dados ficam armazenados em um local físico, um servidor de uma empresa especializada, e com a qual os seus dispositivos se conectam via internet. Assim, armazenar algo na nuvem significa colocar dados em uma rede de servidores que está ligado a você via internet.
Não importa onde nem como são esses servidores (daí as imagens de nuvem utilizados nos desenhos explicativos), importa é que sejam acessíveis de qualquer lugar, via internet. (Que também é simbolizada com desenhos de nuvens).

Disquetes antigos. Armazenamento em disquetes

Se tiver idade suficiente você vai se lembrar dos flopy disks, aqueles disquetes em capa preta, flexíveis, de 20cm (8 polegadas)? Depois esses flopy disks foram substituídos por outros menores e com mais capacidade, os disquetes de 13cm (5 1/4 polegadas). E, rapidamente os disquetes de 9cm (3 e1/2 polegadas) se tornaram muito populares.
Com relação à capacidade de armazenamento, o desenvolvimento foi muito rápido: De 80Kb de armazenamento em 1971, passamos a 5,76Mb (em 1993, para os disquetes de 3 ½). Hoje uma fotografia tirada com o celular é maior do que isso!

Pen drive. Armazenamento em pen drive

Para melhorar a mobilidade, os disquetes cederam lugar para os pendrives, utilizados até hoje, mas com capacidade de armazenamento muito mais alta.
Apesar de esses dispositivos serem muito bons para levar os arquivos de um lugar para outro, ainda assim eles podem apresentar problemas ou mesmo serem perdidos, o que se torna um verdadeiro problema!
Ainda pensando em armazenamento externo, hoje nós utilizamos muito os HDs externos. Com grandes capacidades e velocidade de transferência de dados muito boa, esses dispositivos se tornaram muito úteis não só para transporte, como também para backups, uma vez que são pequenos e fáceis de manusear.
Mas ainda assim, ficamos restritos a utilizar essas informações somente quando possuímos os dispositivos em mãos.
E quando vamos a algum lugar e precisamos acessar nossos arquivos e deixamos o HD no escritório ou em casa? Como fazer?
Muitas pessoas rapidamente respondem: Ah, não tem problema. É só acessar meu dropbox, o Google drive, o One Drive, ou outro serviço de armazenamento.

Cloud computing. O que é armazenamento em nuvem

Esses serviços normalmente são sincronizados em todos os nossos dispositivos. Eu tiro a foto com o celular e através da conexão com a internet, os arquivos são automaticamente sincronizados com o servidor, e de casa, ou da empresa, ou de outro país, e em qualquer horário, eu consigo acessar as fotos que foram tiradas.
No parágrafo anterior eu usei o termo sincronizar, que significa combinar ações para que aconteçam ao mesmo tempo. Ou seja: se você altera um arquivo em um de seus dispositivos (o celular por exemplo), esse mesmo arquivo será atualizado em todos os demais dispositivos que estão configurados com a mesma conta e que estão conectados na internet (computador desktop, notebook e tablet).
E através desses serviços, você pode compartilhar pastas com outras pessoas, dando a elas permissão para ver, modificar e/ou acrescentar arquivos.

Muito legal e prático estar viajando, tirar as fotos e simplesmente enviar um e-mail com um link para que seus amigos possam ir vendo as fotos conforme elas vão sendo tiradas, não é?

Agora chegamos ao ponto desejado… Armazenamento em nuvem

Se você utiliza algum desses serviços, saiba que está usando serviço de armazenamento em nuvem – os cloud servers! Tanto o Dropbox, quanto o Google Drive , quanto o One Drive são serviços de armazenamento em nuvem! Esses são os servidores.
Nesses serviços você ganha um espaço gratuito de, vamos dizer 15Gb. Já usou o espaço todo e precisa mais? Tudo bem… É só contratar mais!
Diferente de HDs externos ou do computador, utilizando armazenamento em nuvem, quando você precisa de mais espaço não precisa ficar mudando as pastas de um Hd para outro. E mais… Você não corre o risco de perder os arquivos porque o hard disk estragou!
Só terão acesso aos arquivos aquelas pessoas a quem você deu autorização para isso. Ninguém pode editar ou apagar seus arquivos a menos que você tenha dado permissão para isso. O serviço contratado para o armazenamento é protegido por senha e seus dados ficam guardados com segurança. Você pode ainda contratar serviços de backup, o que aumenta ainda mais a segurança!
Ou seja, nesses servidores você pode guardar todo tipo de documento e ter certeza que seus dados estão em sigilo e bem guardados.
Para fotografias pessoais você normalmente não precisa de tanto espaço e, se não fizer muita questão, não precisa nem contratar o backup de segurança.

Sistema pdv na nuvem. Banco de dados na nuvem. Relatórios em tempo real

Mas imagine o que esse tipo de armazenamento pode fazer por uma empresa: Banco de dados e informações acessíveis de qualquer lugar, com espaço ilimitado (sempre existe a possibilidade de contratar mais), backup automático de tudo e acesso somente às pessoas autorizadas!
Sensacional!

quando contratar cloud server

Assim, se você ainda possui servidores em sua empresa e não utiliza o serviço de armazenamento em nuvem, considere começar a fazê-lo!

Se é nosso cliente, saiba que nossos sistemas trabalham tanto com banco de dados local quanto com armazenamento em nuvem. A mudança de local para o cloud é relativamente fácil e rápida. Consulte a sua equipe de suporte para saber os custos para essa mudança. Afinal, tranquilidade nunca é demais quando estamos falando de um assunto tão sério quanto a sua empresa!

Share

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua Professor Carlos Reis, 39 – Pinheiros – São Paulo, SP – Fone: 11 2127-7676 – atendimento@pwi.com.br

Copyright © 2018 PWI - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por: PWI WebStudio
Share