Os Doodles do Google

Os doodles interativos que o Google tem disponibilizado em sua página de busca têm feito o maior sucesso. As pessoas ficam testando suas habilidades e postando seus resultados nas redes sociais. Muito legal, né?

Mas será que o Google foi sempre assim?

Separei um tempo para publicar aqui um pouquinho da história do buscador Google e, principalmente a evolução de sua tela inicial.

As imagens foram buscadas através do Wayback Machine, uma ferramenta de busca nos arquivos da Internet Archive. A Internet Archive é uma Associação sem fins lucrativos que se propõe a guardar arquivos da web, mostrando as variações das páginas na internet no decorrer dos anos. Os dados vem sendo arquivados desde 1996 e são constantemente atualizados.

É muito legal ver a evolução do layout e navegação dos sites.

Eu utilizo essa ferramenta quando começo a trabalhar a otimização do site de algum cliente novo. Ela me permite avaliar a evolução desse site e de seus concorrentes… uma ferramenta valiosa!

Mas voltando ao que nos trouxe aqui…

A história do Google começa em 1995, quando  2 estudantes de Stanford – Larry Page e Sergey Brin criaram o BackRub, o primeiro buscador da internet. Neste tempo, o BackRub ainda era um protótipo e funcionava, assim como hoje, à base de um robô rastreando os sites pela internet. Somente em 1997 o buscador foi rebatizado como Google  quando, após receber uma doação bastante volumosa, eles criaram a empresa Google.

A primeira registro que tenho aqui da tela de buscas data de novembro de 1998, e o buscador ainda era hospedado nos servidores da Universidade de Stanford – http://google.stanford.edu/

 

História do Google

Em dezembro de 1998 eles noticiam a mudança do endereço do buscador.

E a nova cara da página, já hospedada em www.google.com

História do Google

Em fevereiro de 1999 eles colocam no ar um layout mais “clean”, ainda na versão beta, e anunciam um novo recurso nas buscas – o uso das aspas.

História do Google

Em 2001, eles introduzem novos recursos para as buscas em serviços e diretórios distintos e daí para frente os serviços do Google foram crescendo e se popularizando de maneira muito rápida.

História do Google

Os Doodles do Google

Desde o começo a ideia sempre foi a de brincar com o logotipo. A primeira delas foi quando participaram do festival BRUNING MAN, e colocaram um “homem-palito” atrás da segunda letra o.

Os Doodles na história do Google

Por terem sido muito bem recebidos pelos internautas, os doodles começaram a ser criados para os feriados conhecidos, alguns eventos e datas comemorativas.

Os Doodles na história do Google

Bom… De lá para cá, uma equipe de designers (os doodlers) e engenheiros foi criada somente para cuidar dos doodles – eles já criaram mais de 1000 doodles para a página do Google em todo o mundo. As ideias para os doodles vêm de várias fontes, inclusive de internautas.

Você tem uma boa idea? Envie por e-mail para proposals@google.com . Quem sabe sua ideia não é aceita?

A seguir mais algumas imagens de doodles…

E não perca… Em breve colocarei um post com os doodles interativos para você poder relembrar todos eles, ok?

 

 

 

 

 

 

 

Share

Uma resposta para “Os Doodles do Google”

  1. samantha disse:

    Adorei!!!!!Muito bom Helô!!!
    Bjs e sucesso!!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Rua Professor Carlos Reis, 39 – Pinheiros – São Paulo, SP – Fone: 11 2127-7676 – atendimento@pwi.com.br

Copyright © 2018 PWI - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por: PWI WebStudio
Share